Curva ABC o que é? Como aplicar na gestão do estoque? Qual produto vende mais?

Neste artigo, você poderá aprender uma técnica para classificar os produtos do seu estoque reduzindo perdas e maximizando os ganhos na sua empresa.

Para o sucesso de qualquer empresa, uma boa gestão de estoque é fundamental.  Possuindo um controle eficiente, todos os processos internos são otimizados de forma que, se conseguem minimizar custos, aprimorar o relacionamento com o cliente e ampliar seus negócios.

A curva ABC é uma metodologia de classificação feita via agrupamentos dos produtos na gestão do estoque, se baseia na simples ideia de ponderar os itens do estoque. A classificação pode ser feita com base no preço de custo ou de venda, de maneira a estabelecer maior valor e prioridade de compra e venda para diferentes produtos.

O processo de dividir os produtos em grupos A,B, e C, serve para classificar os produtos do seu estoque naqueles mais e menos relevantes. Com isso é possível maximizar ganhos e diminuir perdas. Dessa forma, a estratégia da curva ABC pode ser utilizada por qualquer empresa.

Produtos a serem definidos no grupo “A”, representam maior valor ao estoque, portanto devem ser priorizados no momento da venda, são os que mais tem saída e trazem mais faturamento, normalmente representam 80% das vendas.

Produtos definidos como grupo “B”, tem média importância, e uma saída relativamente boa, trazem bons lucros e podem corresponder a 15% do faturamento.

Pelo outro lado, produtos definidos no grupo “C”, sugere desvalorização, são menos importantes e são itens que deverão ser preferencialmente evitados pois, equivalem a 5% do faturamento. Por não possuírem tanta saída, não se cobra muita atenção.

Apesar de poder ser utilizada por vários seguimentos de negócios, iremos mostrar como aplicar Você pode definir pelo valor do faturamento ou pelo lucro bruto.

  • Qual a finalidade de dividir os produtos em A, B e C?
  • Assim podemos classificar os produtos do seu estoque destacando em mais e menos relevantes. Sendo assim é possível maximizar ganhos e diminuir perdas.
  • Como saber definir quais são os produtos A, B e C?
  • Precisa primeiro definir como será classificado os produtos em A, B e C. Existem algumas possibilidades e mostraremos duas formas. Uma pelo valor do faturamento e outra pelo valor do lucro bruto.

Sendo assim, é preciso definir que, para o grupo de produtos ser considerado como A, precisa representar 75% ou mais do valor do critério. Em seguida, os produtos do grupo B, correspondem a 76% a 95%. E então, os demais devem ocupar o grupo C.
A seguir, veja como definir quais serão os produtos do Grupo A, B e C:

  • Exemplo de classificação pelo valor do lucro bruto:

Neste exemplo, os produtos A são: arroz, refrigerante e óleo, que acumulam 75% do lucro bruto total. Já os produtos do grupo B são: ovo, feijão, café e pão, já os demais seguem para o grupo C.

  • Exemplo de classificação pelo valor do faturamento:

Neste último exemplo, os produtos do grupo A, de acordo com o critério de faturamento, são: arroz, feijão, café e óleo, que acumulam 77% do valor total. Já os produtos do grupo B são refrigerante, pão e ovo, então os demais ficam alocados no grupo C.

Acima deixo dois exemplos e após analisar, é fundamental que o gestor perceba que os produtos, as quantidades vendidas e o preço de venda foram os mesmos, o que mudou foi o critério.

Se o que você está buscando é identificar os itens mais vendidos, deve-se utilizar o critério de valor do faturamento, porém, se quer saber quais os produtos mais lucrativos, o melhor é empregar o critério de lucro bruto.

Algumas dicas:

  • Maximizar ganhos utilizando a classificação ABC

Após classificado os produtos do estoque, você obterá os mais vendidos e os mais lucrativos e então, poderá maximizar os ganhos. A seguir veremos mais três exemplos.

  1. Defina compradores para os produtos A, B e C

Geralmente, os produtos do grupo A são poucos, sendo assim, o comprador pode negociá-los e conseguir melhores preços e condições. Já para os produtos do grupo C, não pode lhes dedicar tanta atenção. Porém, isso não ofusca o resultado da empresa, uma vez que o impacto que os produtos C têm sobre os resultados da empresa é bem reduzido.

  1. Realize campanhas e promoções de vendas

Poderia por exemplo, oferecer como brindes ou degustação, os produtos do grupo B que têm o potencial de subirem para o grupo A.

  1. Teste novos produtos

Evite comprar produtos do grupo C menos vendidos ou lucrativos e busque novas opções que podem ser mais rentável.

Nota: O critério de classificação de produtos em grupo ABC, apesar de poderoso, utiliza informações antigas como fonte, portanto fique atento às novas tendências e a datas comemorativas, onde há alguns itens específicos que são ofertados por um certo período.

Considerações finais

Fazer o controle de estoque de forma precisa é essencial. Isso evita que vendas sejam perdidas e assim, também o dinheiro.

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