Curva ABC o que é? Como aplicar na gestão do estoque? Qual produto vende mais?
Neste artigo, você poderá aprender uma técnica para classificar os produtos do seu estoque reduzindo perdas e maximizando os ganhos na sua empresa.
Para o sucesso de qualquer empresa, uma boa gestão de estoque é fundamental. Possuindo um controle eficiente, todos os processos internos são otimizados de forma que, se conseguem minimizar custos, aprimorar o relacionamento com o cliente e ampliar seus negócios.
A curva ABC é uma metodologia de classificação feita via agrupamentos dos produtos na gestão do estoque, se baseia na simples ideia de ponderar os itens do estoque. A classificação pode ser feita com base no preço de custo ou de venda, de maneira a estabelecer maior valor e prioridade de compra e venda para diferentes produtos.
O processo de dividir os produtos em grupos A,B, e C, serve para classificar os produtos do seu estoque naqueles mais e menos relevantes. Com isso é possível maximizar ganhos e diminuir perdas. Dessa forma, a estratégia da curva ABC pode ser utilizada por qualquer empresa.
Produtos a serem definidos no grupo “A”, representam maior valor ao estoque, portanto devem ser priorizados no momento da venda, são os que mais tem saída e trazem mais faturamento, normalmente representam 80% das vendas.
Produtos definidos como grupo “B”, tem média importância, e uma saída relativamente boa, trazem bons lucros e podem corresponder a 15% do faturamento.
Pelo outro lado, produtos definidos no grupo “C”, sugere desvalorização, são menos importantes e são itens que deverão ser preferencialmente evitados pois, equivalem a 5% do faturamento. Por não possuírem tanta saída, não se cobra muita atenção.
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Apesar de poder ser utilizada por vários seguimentos de negócios, iremos mostrar como aplicar Você pode definir pelo valor do faturamento ou pelo lucro bruto.
- Qual a finalidade de dividir os produtos em A, B e C?
- Assim podemos classificar os produtos do seu estoque destacando em mais e menos relevantes. Sendo assim é possível maximizar ganhos e diminuir perdas.
- Como saber definir quais são os produtos A, B e C?
- Precisa primeiro definir como será classificado os produtos em A, B e C. Existem algumas possibilidades e mostraremos duas formas. Uma pelo valor do faturamento e outra pelo valor do lucro bruto.
Sendo assim, é preciso definir que, para o grupo de produtos ser considerado como A, precisa representar 75% ou mais do valor do critério. Em seguida, os produtos do grupo B, correspondem a 76% a 95%. E então, os demais devem ocupar o grupo C.
A seguir, veja como definir quais serão os produtos do Grupo A, B e C:
- Exemplo de classificação pelo valor do lucro bruto:
![](https://blog.lucalsoft.com.br/wp-content/uploads/2023/05/cVlrlucrobruto-1.png)
Neste exemplo, os produtos A são: arroz, refrigerante e óleo, que acumulam 75% do lucro bruto total. Já os produtos do grupo B são: ovo, feijão, café e pão, já os demais seguem para o grupo C.
- Exemplo de classificação pelo valor do faturamento:
![](https://blog.lucalsoft.com.br/wp-content/uploads/2023/05/cVlrFat-1.png)
Neste último exemplo, os produtos do grupo A, de acordo com o critério de faturamento, são: arroz, feijão, café e óleo, que acumulam 77% do valor total. Já os produtos do grupo B são refrigerante, pão e ovo, então os demais ficam alocados no grupo C.
Acima deixo dois exemplos e após analisar, é fundamental que o gestor perceba que os produtos, as quantidades vendidas e o preço de venda foram os mesmos, o que mudou foi o critério.
Se o que você está buscando é identificar os itens mais vendidos, deve-se utilizar o critério de valor do faturamento, porém, se quer saber quais os produtos mais lucrativos, o melhor é empregar o critério de lucro bruto.
Algumas dicas:
- Maximizar ganhos utilizando a classificação ABC
Após classificado os produtos do estoque, você obterá os mais vendidos e os mais lucrativos e então, poderá maximizar os ganhos. A seguir veremos mais três exemplos.
- Defina compradores para os produtos A, B e C
Geralmente, os produtos do grupo A são poucos, sendo assim, o comprador pode negociá-los e conseguir melhores preços e condições. Já para os produtos do grupo C, não pode lhes dedicar tanta atenção. Porém, isso não ofusca o resultado da empresa, uma vez que o impacto que os produtos C têm sobre os resultados da empresa é bem reduzido.
- Realize campanhas e promoções de vendas
Poderia por exemplo, oferecer como brindes ou degustação, os produtos do grupo B que têm o potencial de subirem para o grupo A.
- Teste novos produtos
Evite comprar produtos do grupo C menos vendidos ou lucrativos e busque novas opções que podem ser mais rentável.
Nota: O critério de classificação de produtos em grupo ABC, apesar de poderoso, utiliza informações antigas como fonte, portanto fique atento às novas tendências e a datas comemorativas, onde há alguns itens específicos que são ofertados por um certo período.
Considerações finais
Fazer o controle de estoque de forma precisa é essencial. Isso evita que vendas sejam perdidas e assim, também o dinheiro.
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