RRM: O que é RRM(Receita Recorrente Mensal) e Comissão Recorrente ?

RRM é uma abreviação de Receita Recorrente Mensal.

É uma medida padronizada da receita previsível de uma empresa que ela prevê gerar a cada mês. Por exemplo, se você tem trinta clientes que pagam R$ 50 por mês, seu RRM é de R$ 1.500.

É o tipo mais comum em empresas que trabalham com prestação de serviços gerenciados com planos de assinatura, Sistemas de Gestão e Softwares em geral, TV, Internet entre outros, embora também possa ocorrer através da venda de produtos. Dessa forma, o investimento do cliente não é realizado por chamado ou demanda concluídos, e sim por um pacote de serviços ou produtos oferecidos durante um certo tempo. Se forem realizados serviços ou vendas adicionais/extras, paga-se à parte.

Primeiro vale a pena recapitular: o modelo de receita recorrente é aquele baseado em uma relação contínua com os clientes, que pagam de forma igualmente contínua durante um determinado período (quinzenal, mensal, semestral etc), ou da empresa com o vendedor, neste caso seria a comissão recorrente que explico logo a seguir.

Comissão Recorrente também é um RRM

Nessa modalidade, o vendedor recebe o valor da comissão de forma recorrente, ou seja, todo mês (caso seja assinatura mensal) ele recebe um valor referente à assinatura do cliente conquistado.

A porcentagem da comissão pode ser fixa ou decrescente. Nesse último caso, o valor diminui a cada mês até chegar em um patamar que deve ser mantido até a rescisão do contrato.

Esse modelo vem atender de forma que possa nutrir os clientes na base, evitando taxas de cancelamento.

Portanto, todos ganham, ganha o cliente que precisa do serviço prestado e sua devida atenção quando necessário, o vendedor que terá receitas recorrentes até o final do contrato e assim a empresa fornecedora, que mantém bons negócios e de forma progressiva.

Para quem quer aumentar sua renda esta modalidade permite boas receitas financeiras, este pode ser o caminho para alcançar o sucesso como empresário pois esta é uma forte tendência do mercado, mesmo que não tenha experiência e pouco dinheiro, a comissão recorrente é um ótimo ganho sustentável, a Lucalsoft tem um bom Programa de Parceiros e que oferece de forma justa e compensatória este tipo de receita RRM, saiba mais sobre esta parceria clicando aqui.

Para saber mais sobre comissões, temos um artigo falando sobre os principais tipos de comissões, assim seguiremos no entendimento geral da RRM.

Antes de continuarmos falando da RRM(Receita Recorrente Mensal), vamos definir algumas terminologias.

  • Receita: A receita auferida pela sua empresa como resultado da venda de bens e serviços.
  • Receita recorrente: Este é o dinheiro que você pode esperar de forma consistente. A receita recorrente pode ser calculada mensalmente ou anualmente, sendo assim a RRM.

Como o RRM funciona na prática?

Considere o seguinte: Você trabalha para uma empresa de computação em nuvem que vende uma plataforma de armazenamento de fotos na nuvem. Os clientes assinam um contrato de associação anual e pagam uma taxa mensal para acessar o serviço de armazenamento de fotos.

Suponha que o cliente tenha concordado em pagar R$ 1,200 por ano, e você pode antecipar ganhar R$ 100 (R$ 1,200/12 meses) em renda a cada mês com base na compra. A receita recorrente mensal deste cliente é de R$ 100.

Assim, após calcular o RRM de cada cliente, você pode calcular o RRM total da sua empresa.

A fórmula de receita recorrente mensal é: Receita média por conta X total de contas no mês = RRM.

Ao calcular o RRM, a métrica mais importante é a Receita Média por Conta (ARPA). Esse valor é calculado tomando a média de quanto todos os seus clientes estão pagando e dividindo-o pelo número total de consumidores naquele mês.

Para calcular o seu RRM, multiplique o valor pelo número total de consumidores. Então, se você tem 100 clientes pagando em média R$ 50 por mês, seu RRM é R$ 5,000.

Como calcular o RRM de receita recorrente mensal

  • Determine a receita total obtida por todos os clientes no mês.
  • Calcule o pagamento médio mensal feito por todos os clientes.
  • Multiplique o número médio de consumidores pelo número total de clientes.

Pode-se calcular a receita recorrente mensal de várias maneiras. A fórmula será diferente dependendo da que sua empresa escolher.

Por exemplo, sua empresa pode empregar a estratégia cliente a cliente. Assim, com esta fórmula, você soma todos os pagamentos mensais de seus clientes. O RRM seria R$ 1000 se você tivesse 10 clientes que lhe pagassem R$ 100 por mês.

Mas o que exatamente esse número implica? E como pode ser colocado em uso? Não há uma resposta única para nenhuma das perguntas. Isso se deve ao fato de que pode ser particionado, examinado e avaliado em vários contextos para uma variedade de objetivos.

Tipos de RRM

Decompor ainda mais o RRM permitirá que você examine o crescimento e os padrões de receita para ver se há alguma área em que você possa melhorar.

1. Novo RRM

A receita recorrente mensal gerada por novos clientes é chamada de Novo RRM. Suponha que você consiga 10 novos clientes em um mês, metade deles paga R$ 50 por mês e a outra metade paga R$ 100 por mês; seu novo RRM seria R$ 750.

2. Expansão RRM

Esse número indica aumento da receita mensal recorrente de seus clientes existentes. O RRM de expansão também é conhecido como upgrade e pode ser a consequência de um upsell ou cross-sell. Usando o exemplo anterior, se quatro clientes alterarem seus contratos de R$ 50 para R$ 100 por mês, o RRM de expansão seria de R$ 200.

3. Churn RRM

Churn RRM é a receita perdida como resultado de clientes cancelando ou rebaixando suas assinaturas. Portanto, se um cliente encerrar sua assinatura de R$ 50 e três outros clientes reduzirem sua assinatura mensal de R$ 100 para R$ 50/mês, o RRM de rotatividade é de R$ 200. Como resultado, você terá menos RRM para trabalhar nos próximos meses. Churn nada mais é do que uma métrica que indica a taxa de cancelamento de clientes em um determinado período.

4. Novo RRM líquido

Esse valor é calculado usando os três tipos de RRM mencionados acima. A nova fórmula RRM líquida é a seguinte: Novo RRM Líquido = Novo RRM + Expansão RRM – Churn RRM.

O resultado do cálculo informará quanto RRM você está ganhando ou perdendo. Se o total do novo RRM mais o RRM de expansão for menor que o total do RRM cancelado, você perdeu dinheiro. No entanto, se eles forem maiores que o RRM de churn, você lucrou.

Qual é o significado do RRM?

Embora a receita mensal recorrente possa parecer uma estatística geral que tem um impacto de alto nível na empresa, ela é tão significativa para os vendedores e representantes de vendas individuais quanto para o gerenciamento.

“O RRM é o mais essencial crescimento financeiro estatístico. Outras medidas essenciais incluem taxa de crescimento, retenção, preço médio de venda e produtividade do representante, mas a métrica mais importante é a quantidade de receita recorrente mensal que os consumidores estão preparados para cobrar em seu cartão de crédito ou pagar via fatura. Com base na conquista do RRM, avaliamos o desempenho dos negócios, divisões, equipes e indivíduos. É um indicador fundamental para avaliar a eficácia das equipes, vendedores e representantes de vendas.

1. Monitoramento de desempenho

Quão grandes são os negócios que você está fechando? Ele fornece vendedores com informações sobre o tamanho das contas que gerenciam. Portanto, se você receber uma comissão com base no valor da receita recorrente mensal fechada, seu pagamento líquido poderá ser afetado pela proporção de clientes de RRM alto e baixo para os quais você vendeu.
Você está tendo problemas para cumprir sua cota mensal de RRM? Examine os negócios de alta margem que você fechou.

  • Existe alguma semelhança entre sua clientela que comprou de você?
  • Houve alguma coisa que você fez durante o ciclo de vendas que o ajudou a conseguir a venda?

Refletir sobre esses detalhes o ajudará a modificar sua técnica de vendas para as oportunidades em seu pipeline. Além disso, presumivelmente, sua pesquisa levará você a fechar acordos de alto RRM.

2. Projeções de vendas

Os gerentes e líderes de vendas podem olhar para o quadro geral e avaliar como a equipe está se saindo como um todo, assim como os representantes podem observar seu desempenho individual. Eles podem desenvolver previsões e projeções de vendas mais precisas observando todo o RRM. E isso ajuda a equipe de vendas a planejar o crescimento de curto e longo prazo.

3. Planejando um orçamento

É difícil manter uma empresa de sucesso sem um fluxo de renda consistente. A RRM informa aos líderes empresariais a quantidade de dinheiro que pode ser reinvestida a cada mês.

Você poderá contratar mais pessoas de desenvolvimento de negócios este mês? Você é capaz de realizar essa campanha de geração de leads? Um dos elementos decisivos nesses cenários é a quantidade de receita que você traz.

Se você está tendo dificuldades para fazer face às despesas, também pode procurar quaisquer tendências no RRM ao longo do tempo que possam sinalizar problemas financeiros.

No entanto, se sua receita mensal recorrente estiver aumentando, pode ser uma fonte de inspiração para sua equipe de vendas. Seus representantes de vendas estarão mais interessados ​​em suas funções e ansiosos para concluir negócios adicionais à medida que ganham impulso e fecham negócios de alto RRM.

É um importante indicador de negócios para planejamento e tomada de decisão.

Erros comuns no cálculo de MMR

Essa é uma medida significativa para empresas de assinatura, portanto, você deve evitar certas armadilhas típicas ao calculá-la.

Erro 1: Incluir contratos trimestrais, semestrais ou anuais de valor total em um único mês.

Mesmo que alguém pague adiantado integralmente, o valor da assinatura deve ser dividido pelo período de assinatura esperado nos cálculos do RRM. A justificativa para isso decorre de uma das principais aplicações do RRM: medição de momento. Você não está tentando calcular o fluxo de caixa. Você está tentando avaliar com que rapidez e eficiência está expandindo. Incluir tudo de uma vez distorce muitos de seus outros KPIs(indicador-chave de desempenho), como taxa de rotatividade de clientes, contagem de clientes e assim por diante.

Todo o dinheiro seria contado em seus cálculos de reservas.

Erro 2: Deduzir taxas de transação e cobranças em atraso.

Os fundadores podem ficar tentados a deduzir taxas de transação e cobranças atrasadas de seus totais de RRM para serem mais conservadores e precisos ao calcular suas métricas. Embora as intenções sejam nobres, os resultados infelizmente são errados e enganosos.

As cobranças inadimplentes ficam entre o churn e o ativo, especialmente se você normalmente recupera rapidamente todas as compras com cartão de crédito com falha. O problema aqui é que uma cobrança inadimplente teoricamente desapareceu em um esquema de cálculo de final de mês, porque você não coletou a assinatura do consumidor. Em vez disso, você deve dividir suas cobranças inadimplentes em sua própria categoria. Essa forma de agrupamento permite medir com precisão e reduzir a quantidade de dinheiro perdida a cada mês como resultado de cartões de crédito com falha ou expirados.

Erro 3: Incluindo pagamentos únicos

Eles não são “recorrentes”, portanto, não pertencem à Receita “Recorrente” Mensal. Como você não espera recebê-los regularmente, colocá-los em seus cálculos de RRM pode inflar suas projeções de receita e distorcer seu modelo financeiro.

Erro 4: Incluindo avaliadores em seus cálculos

Talvez a falha mais flagrante do produto ou serviço seja não contar os trailers e seu valor estimado de assinatura antes de se converterem em clientes. Isso efetivamente fornece uma lista alta e contínua de clientes “novos líquidos” e clientes “churned”, pois todos sabemos que 100% dos trailers não convertem.

Erro 5: Não Incluir Descontos

Outro erro flagrante e enganoso é não incluir descontos nos cálculos. Se você der a alguém um desconto em um plano de R$ 100/mês e eles pagarem R$ 50/mês, seu RRM será de R$ 50/mês em vez de R$ 100/mês. Se você removesse o desconto, seu RRM de nível superior aumentaria em R$ 50 por mês.

Melhorar a receita recorrente mensal da marca

As marcas são aconselhadas a melhorar seu RRM, pois isso aumenta a imagem de sua empresa. Para melhorar seu RRM, faça o seguinte;

1. Definir metas

As marcas são incentivadas a definir metas e usar gráficos para acompanhar e melhorar sua receita mensal recorrente.

2. Sempre calcule sua receita recorrente mensal

Nós encorajamos você não apenas a calcular, mas a fazê-lo corretamente. Você também pode usar um programa de software para fazer isso.

Conclusão

Agora você deve poder calcular sua receita recorrente mensal usando a fórmula simples fornecida acima. É importante calcular sua receita recorrente mensal para que você possa determinar a eficácia de suas atividades de marketing.

Você também entende como a cobrança adequada de seus clientes o ajudará a aumentar sua receita mensal recorrente para o sucesso de sua organização.

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