ERP – Enterprise Resource Planning significa Planejamento de Recursos Empresariais
O termo ERP vem do inglês, é um método de gestão difundindo via software, sistema de informação computacional, conectados a um banco de dados comum do qual se compartilha informações, permite modernizar, automatizar e gerenciar processos internos da empresa, provendo inteligência fornecendo dados processados de forma tal que, podem trazer economia e investimento mais assertivos, assim, apoia-se nas tomadas de decisões definindo melhor o rumo dos negócios.
É um sistema que dispõe de recursos interessantes que permite a comunicação e a interligação dos dados e processos internos de vários setores da empresa. Departamentos como vendas, compras, logística, finanças, recursos humanos, marketing, produção, etc, podem usufruir dos dados compartilhados entre si, formando uma base sólida de apoio a soluções a serem aplicadas.
O sistema coordena o fluxo de dados entre os processos de negócio de uma empresa, de forma ser a base de informações centralizadas fundamental, vinculando as atividades financeiras e simplificando as operações de toda empresa, o que permite obter eficiência e inteligência nos processos de gestão.
Ainda há muitas empresas que trabalham com planilhas e sistemas para cada setor ou interesses, porém, os dados isolados não podem ir além dos processos comerciais diários ou ainda ajudar no crescimento futuro dos negócios. A medida que as empresas crescem e suas necessidades mudam, seus sistemas necessariamente devem acompanhá-las.
Sistema ERP e metodologias modernas
O software ERP reúne todos processos de diferentes setores em um único sistema. Este tipo de sistema não só oferece conectividade de dados, mas também recursos e ferramentas de produtividade e até engajamento do cliente. Permite que você conecte todos os seus setores para melhorar e permitir encontrar informações que antes não poderiam ser processadas e que agora, revelam dados legíveis e compreensíveis permitindo ser analisados via relatórios, gráficos ou outros recursos integrados, trazendo conhecimento valioso que antes era de difícil ou impossível captação.
Vantagens obtidas com o uso de software ERP
Redução de erros
Os meios pela qual os dados podem ser captados, define regras, recursos e meios pela qual direcionam o usuário de forma intuitiva nas realizações de suas tarefas, evitando que informações importantes a serem processadas sejam esquecidas ou não preenchidas.
Redução de custos
Este é um grande fator para obtenção de um sistema ERP, pois os recursos disponibilizados com modernas rotinas de automação dos processos, possibilitam que o pessoal estejam focados no desenvolvimento de suas tarefas, assim, trazendo agilidade e proporcionando o tráfego das informações aos setores interconectados pelo sistema. Além de aproveitar melhor os recursos humanos, também permite que a contratação de pessoal seja feita de forma inteligente e enxuta sem sobrecarga.
Informações determinantes
Com o ERP, é possível acompanhar em tempo real as informações processadas, com recursos e relatórios como:
- Fechamento de Caixa
- Fluxo de Caixa
- Demonstrativo de Resultados
- Gestão de Estoque
estoque mínimo e máximo
- Gestão de Entregas / Logística
cumprimento de prazo – tempo de entrega
- Resultado das Vendas
Posição de Vendedores
- Relatório de Compras
Produto x Fornecedor
- Contas a pagar
- Contas a Receber
- Faturamento
entre vários outros.
Qual o tamanho ideal da empresa para obter o ERP?
Este tipo de sistema se encaixa em qualquer tamanho de negócio, desde micros a grandes empresas e de vários segmentos, o ideal é que já se inicie com o ERP, pois com os dados alimentados breve poderá oferecer uma direção mais assertiva dos negócios. Portanto a empresa fazendo uso desta tecnologia tem a chance de se tornar mais inteligentes, e então, quanto mais cedo melhor, pois, além de se beneficiar dos recursos, evita-se prejuízos. Em uma eventual implantação posterior, segue de forma mais morosa devido a alimentação dos dados que já estão em poder de sistemas antigos ou mau projetados, planilhas ou ainda cadernetas, infelizmente ainda é quase que natural ter muitas empresas sem esta poderosa ferramenta de gestão.
Três sinais de que você precisa de um software ERP
Se você está lendo isso e lutando com sistemas não integrados, planilhas ou até mesmo as velhas cadernetas, pode estar se perguntando se é este o momento certo para mudar para um sistema inteligente. Aqui estão alguns sinais de que você precisa de um software ERP:
- O básico não está deixando sua empresa crescer: talvez esteja indo bem com as ferramentas básicas, mas se seu software atual está limitando em sua expansão de mercado e capacidade de crescer em escala, pode ser hora de um sistema ERP mais flexível o suficiente para permitir o crescimento da empresa.
- Você está lidando com sistemas incerto: conforme a tecnologia muda, você percebe que seus sistemas não acompanham. Você pode perceber ainda mais quando o sistema antigo do setor financeiro não é mais compatível com o contas a pagar e receber e ou não acompanha as demandas do setor e está cansado de perder tempo e recursos tentando criar uma solução alternativa.
- Sua empresa não pode atender às expectativas do cliente: se sua equipe e clientes são móveis e seu sistema não os acomoda, é hora de investir em um que atenda às necessidades de todos. Dar à sua equipe as ferramentas de que ela precisa para ter sucesso e investir para atender às expectativas dos clientes pode ajudá-lo a manter sua vantagem competitiva.
Portanto, se deseja conhecer um sistema ERP inteligente e de fácil uso, recomendo que conheça os sistemas de gestão Lucalsoft, especializada em soluções sob medida e que contém em seu leque de opções, soluções para vários seguimentos, os dados de seus sistemas podem ser migrados para o novo e sua equipe estará mais apta a uma mudança e a implementação ficará muito mais fácil, não tarde mais este processo, agende uma demonstração. Clique aqui e conheça algumas de nossas soluções ou contacte-nos!