Código SKU o que é? Qual a relação com o estoque?
A sigla SKU(pronuncia-se iskiu) significa Stock Keeping Unit do inglês pode-se traduzir como Unidade de Manutenção de Estoque, é usado pelos varejistas para identificar e rastrear seu estoque ou item e assim, auxiliar na gestão do estoque. Um SKU é um código único composto por letras e números que identificam características sobre cada produto.
Todo produto possui uma identificação global como os códigos de barras UPC/EAN/GTIN que tem um órgão regulador central e outras características para suas variações e sub variações, como por exemplo, fabricante, marca, estilo, cor e tamanho.
Porém neste caso, as empresas emitem seus próprios códigos SKU, que são específicos para seus produtos e serviços que vendem, como o SKU é um tipo de código interno, não há regras oficiais sobre como criá-los ou usá-los, pois, não são como um código global.
No entanto, você pode aprender com as melhores práticas desenvolvidas por especialistas, testado e aplicado em sistema de gestão, possibilitando SKU bem projetado e seguro que, maximizam a eficiência e incluem todos os principais dados do produto.
Portanto, duas empresas que vendem o mesmo item, como camisa de algodão por exemplo, provavelmente emitiriam dois SKU’s internos diferentes, já que elas mesmas podem ter seu próprio esquema de controle interno.
Para que serve o SKU ?
O SKU é usado para uma variedade de atividades. Segue algumas:
- Análise: gerentes e analistas de negócios podem usar SKUs para categorizar produtos por margem de lucro . Esses dados podem ser usados para entender as tendências de vendas e prever a lucratividade, entre outras coisas.
- Gerenciamento de estoque: qualquer empresa que mantenha estoque para venda ou uso interno, pode rastrear itens que entram e saem digitalizando SKUs. Isso permite que as empresas tomem decisões de compra mais inteligentes e direcionadas e evitem excesso de estoque e estoque obsoleto.
- Assistência ao cliente: os SKUs podem ajudar um funcionário a descobrir onde encontrar o item para o cliente na prateleira ou direcionar um gerente ao atacadista ou fabricante de um item defeituoso que precisa ser devolvido ou trocado.
- Propaganda e Marketing: O departamento de marketing pode analisar cores, tamanhos e outros dados de SKU para entender quais são os produtos mais populares da empresa e ver quaisquer mudanças na demanda por itens diferentes. Se um produto for vendido em locais diferentes na mesma loja, por exemplo, em prateleira ou próximo a uma caixa registradora, um SKU exclusivo poderá informar onde um cliente pegou o produto na loja e onde estocar itens para maximizar as vendas.
- Recomendações de produtos: os sites de comércio eletrônico podem recomendar produtos com SKUs semelhantes ou dentro de um determinado conjunto de SKUs, incentivando a compra de itens com preços mais altos ou itens complementares. Isso pode aumentar as vendas e ajudar sua empresa a crescer.
O Código SKU é o mesmo que código de barras ?
O SKU e um código de barras são semelhantes, ambos se referem a uma única linha de produtos.
A diferença entre eles é que, o SKU pode ser lido e compreendido por humanos, sem a necessidade de um periférico como o leitor de código de barras.
Além disso, se você revende produtos, consulte-os usando seu próprio SKU em vez de confiar no código de barras do fabricante. Se não o fizer e, o fabricante alterar o código de barras posteriormente, você terá que atualizar o SKU em vários lugares como, sua prateleiras, loja online, marketplace, estoque, armazém e assim por diante.
Nota-se então que, enquanto um SKU é o código interno de cada empresa, o código de barras segue sendo o mesmo emitido por cada fabricante.
Dois itens podem ter o mesmo SKU?
Dois itens podem compartilhar o mesmo SKU se forem idênticos e desde que, seja o mesmo item, cor, tamanho, gênero, preço, entre outras propriedades do item produto ou serviço. Mas qualquer diferença entre os produtos ou serviços exigiria um SKU diferente bem definido e apropriado.
Os 6 principais benefícios do SKU
Embora existam muitos benefícios, menciono aqui os seis maiores:
- Rastreamento de estoque
Não importa se uma empresa está rastreando carros, roupas, maçãs, dobradiças, óculos de sol, latas de tinta, papel higiênico ou qualquer outra coisa, os SKU’s tornam muito mais fácil obter uma visão precisa e em tempo real dos níveis de estoque e de onde sairam. - Contagens de inventário com facilidade
Ao fornecer aos membros da equipe uma lista física ou digital de produtos por SKU, uma empresa pode fazer um inventário rápido de tudo o que tem em mãos para contagens de inventário físico. - Identificando o encolhimento
De acordo com a pesquisa feita pela NRF, os varejistas tiveram US$ 47,8 bilhões em perdas em 2017 devido ao encolhimento. Saber quais SKU’s estão desaparecendo pode ajudá-lo a identificar o problema e resolvê-lo, seja ajustando os planos de segurança ou reduzindo os pedidos de produtos com altas taxas de encolhimento. - Reabastecimento de estoque
Quando o cliente deseja comprar um produto de sua empresa, é importante ter esse produto à mão para vender. O monitoramento de SKUs ajudará você a ver quando um determinado item está acabando, para que você possa fazer um pedido de reabastecimento antes que acabe. Da mesma forma, se outro SKU estiver vendendo na velocidade do que o esperado, você poderá atrasar um pedido de compra ou reduzir seu tamanho. - Identificando itens lucrativos
Analisar o volume de vendas de diferentes produtos e conhecer a margem bruta de cada SKU pode ajudar uma empresa a calcular rapidamente de onde vem a maior parte de seus lucros. Ele pode, então, encontrar novas maneiras de promover esses itens-chave e pode considerar a oferta de uma nova versão ou cor desses produtos comprovados. - Evita erros
Enviar um produto errado é um erro relativamente comum nas operações de venda, principalmente quando se trabalha com versões similares de um mesmo produto. Usando SKU fica mais fácil diferenciar os produtos, já que o colaborador trabalha em ler o código ao invés de diferenciar visualmente o produto.
Como definir o código SKU de um produto ?
Seguindo as informações descritas acima, entendemos que o código SKU contém caracteres alfanuméricos e o mantenha o mais curto possível, de acordo com o número e variedade de produtos que a empresa vende, geralmente fica entre oito e 16 caracteres, sendo o ideal 12, podem também representar intuitivamente certas características do item facilitando assim a leitura humana.
Os produtos podem diferenciar em detalhes no SKU, como:
Cor, descrição do produto, embalagem, fabricante, material, tamanho, termos de garantia, etc.
Cada SKU deve ser exclusivo para um produto. Se você vende camisas em cinco cores e três tamanhos, terá 15 códigos SKU para esse produto. Porém, se você vender as mesmas camisas de três marcas diferentes, haverá criado 45 SKU’s para esse produto. Cada combinação específica tem seu próprio SKU.
A figura 1 mostra a relação entre o código do produto e suas variações. Neste caso, duas marcas fornecem produtos similares, e uma possui duas variações de cor e a outra marca somente uma cor, e ainda ambas possui cinco variações de tamanho. Essa relação é a própria hierarquia do cadastro de produtos, pois indica que cada variação pertence exclusivamente àquele produto.
Chamamos de SKU o código único que identifica uma variação completa de um produto que no nosso exemplo é composta por Código do Produto, Marca, Cor e Tamanho.
Considerando o exemplo da figura 1, na composição do código da SKU ficaria entre 11 e 12 caracteres. Aqui pegamos no exemplo o código(100347) do produto camisa de marca Hering, na cor preta e tamanho PP, e assim temos a geração do código SKU – 100347HGVEPP, como representado na figura 2.
Identificando os produtos conforme a figura 1, obteremos o controle total da disponibilidade de estoque de um determinado produto e todas as suas variações, conforme vemos no exemplo na figura 3 da tabela a seguir:
Desconsidere informações inúteis
O código SKU deve conter apenas informações essenciais e que o destaquem de demais produtos.
Dê a devida importância em criar códigos curtos e que, transmita as informações que você precisa saber imediatamente ao ler.
Quanto mais curto o código for, mais fácil e rápido será para a leitura humana, já que este também que é uma das propriedades do SKU. Então, não coloque dados como ano de fabricação, dimensões do produto entre outras coisas parecidas.
O código SKU deverá ser único
Assim como qualquer cidadão que tem o documento único como o CPF, nunca será permitido que duas pessoas compartilhem o mesmo número, no caso do SKU é igualmente equivalente.
Mesmo que dois produtos sejam praticamente iguais, onde a única mudança é a cor, deverá criar códigos diferentes. Assim será possível efetuar rastreabilidade, análise e tornar o controle de estoque muito mais confiável.
Conclusão
O SKU é um recurso essencial para quem precisa de melhor gestão de estoque. Ajudar a manter o estoque em ordem e facilita na localização e diferenciação dos produtos.
Neste artigo apresentamos alguns exemplos para que seja possível criar seus próprios códigos com as melhores práticas, assim você terá melhores resultados de acordo com sua própria necessidade.
Fazer o uso desse recurso com uma solução de sistema de gestão ERP, permitirá você extrair detalhes muito interessantes e análise ricas dos produtos, com o ERP Teko Gestor você poderá também emitir SKU em formato de código de barras facilitando ainda mais na coleta do código, e assim, você estará mais confortável nas tomadas de decisões.