Projeções Financeiras do Plano de Negócios: O que é, como elaborar?
Seguir as etapas do plano de negócios capacita o empreendedor a encontrar a melhor maneira de atuação no mercado.
Todo plano de negócios exige uma projeção financeira para acompanhar e monitorar o crescimento da empresa.
É indiscutível que o único objetivo de todo negócio é obter lucro. Basicamente, o que uma projeção financeira faz é usar dados financeiros existentes ou estimados para prever receitas e despesas futuras do negócio.
Este artigo contém tudo o que você precisa, as razões pelas quais as projeções financeiras de negócios são importantes, também apresentamos maneiras detalhadas, porém fáceis de seguir e de elaborar projeções financeiras para o seu negócio.
O que é uma projeção financeira?
De maneira simples, a Projeção Financeira é a estimativa do desempenho financeiro, futuro de um negócio.
As projeções financeiras incluem cenários que ajudam a visualizar quase com precisão como uma mudança em uma parte do negócio, como um aumento ou diminuição nas vendas pode afetar sua capacidade de gerar lucro.
A projeção financeira é um aspecto muito importante do plano de negócios. São essenciais para criar expectativas viáveis para suas finanças e reduzir o risco que todo negócio está sujeito.
Independentemente do uso do plano de negócios, é de suma importância incluir uma projeção financeira de longo e curto prazo. São ferramentas podedoras que permite o empreendedor manter-se atento e informado para superar obstáculos de negócios e atingir o objetivo principal, obter lucro.
Importância das projeções financeiras do plano de negócios
A definição de uma projeção financeira bem elaborada para o plano de negócios, não pode ser subestimada, os pontos a seguir podem auxilia-lo nesse trabalho;
Metas Viáveis:
Para start-ups, uma projeção financeira de negócios é importante em seu plano de negócios de inicialização para criar e definir expectativas e metas viáveis, respectivamente.
Foco:
As Projeções Financeiras Empresariais vão te ajudar a monitorar seus objetivos, expandir e ainda manter na direção.
Prova de dados:
As Projeções Financeiras Empresariais servirão como prova de convicção para seus investidores verem a capacidade de crescimento do seu negócio ao buscar financiamento externo.
Por exemplo, para empresas acima de 1 ano ajuda a fornecer dados precisos de seu desempenho anterior para o empreendedor e ou para os investidores.
Experiências que auxiliam na elaboração de projeções financeiras para o negócio.
Segue três experiências muito importantes que podem auxilia-lo a elaborar melhor as projeções financeiras;
Experiência da empresa:
Talvez você tenha adquirido experiência em um negócio semelhante antes de iniciar o seu. Uma projeção financeira ideal deve brotar agora da experiência que você adquiriu.
Experiência em Contabilidade:
É melhor usar um contador que conheça o ganho, as perdas, o padrão de vendas que o negócio pode esperar. O contador pode desempenhar um grande papel na elaboração de projeções financeiras viáveis.
Existem especialistas em gestão que ganharam ampla experiência ao longo dos anos, eles podem ajudá-lo a escrever uma projeção financeira detalhada.
Experiência de Pesquisa:
O ditado ‘nada é novo sob o sol pode ser aplicado aqui. Isso ocorre porque todo modelo de negócios é uma atualização de algum tipo de modelo existente.
Tendo estabelecido isso, a pesquisa ajudará este seu novo modelo de negócios a obter dados financeiros precisos de empresas que cresceram demais no estágio em que você está. A compilação de dados financeiros precisos é muito necessária.
Maneiras simples de escrever projeções financeiras para o seu negócio.
Para escrever Projeções Financeiras de negócios, se faz uso de dados financeiros aproximadamente calculados (para startups) ou dados financeiros já existentes para prever as receitas e despesas do negócio.
A vida do plano de negócios inclui as seguintes informações;
1. Especulações de vendas:
Isso requer o uso de planilha para revelar seu padrão de troca de produtos por um período de 3 a 5 anos.
Crie uma planilha e informe suas vendas por um período de 3 anos, inclua colunas como data, produto, quantidade, preços, vendas totais (obtidas da multiplicação de vendas e lucro). Faça para cada linha de negócios em que estiver envolvido mensalmente e pelo menos nos primeiros três anos.
Isso ajuda na previsão de desempenhos de longo e curto prazo.
Enquanto isso, para uma empresa iniciante, a previsão precisa da taxa de vendas pode ajudar a tomar decisões de negócios viáveis e de sucesso.
2. Prepare um orçamento de produção ou saída
Isso é comparado a um orçamento de despesas.
Quanto você levará para fazer as vendas que previu? Se quiser tomar um empréstimo, qual será os juros? E quanto aos impostos?
O custo de produção será coberto pelo seu preço de venda?
3. Crie um DFC, Demonstrativo de Fluxo de Caixa
O DFC fornece dados detalhados sobre entradas e saídas de caixa do negócio. Além disso, se for um novo negócio, a previsão deve ser baseada em previsões de vendas, itens do balanço patrimonial e outras premissas.
Para uma empresa existente, é necessário ter demonstrações de lucros e perdas e balanços dos anos anteriores para basear e poder fornecer as previsões.
É importante observar que, ao agregar essa projeção de fluxo de caixa, precisa escolher uma proporção realista para quantas de suas vendas e compras serão pagas em dinheiro. Você pode escolher 30 dias, 60 dias, 90 dias e assim por diante.
4. Previsão de receita
Esta é a conta de lucros e perdas (proforma, ou seja, projetada ou prevista). A principal coisa que você deriva aqui é o lucro ou prejuízo líquido.
Os dados necessários são suas vendas, despesas e fluxo de caixa.
Para chegar ao lucro ou prejuízo líquido, Vendas – Custo das vendas (estoque inicial+compras – estoque final) = Lucro bruto. Lucro bruto – despesas-juros-impostos = Lucro/prejuízo líquido.
5. Previsão de ativos, passivos e lucros acumulados
Ativos e passivos estão contidos no balanço patrimonial. O balanço basicamente mostra o valor do seu negócio no final desse período em que foi escrito.
Para fazer isso, agregue os ativos; ativos tangíveis e intangíveis, por exemplo, construção, equipamentos, fundo de comércio, etc, que você tem no início, depois, estime o dinheiro mensal disponível, contas a receber (dinheiro devido por vendas a crédito), contas a pagar (compras a crédito por exemplo) e dívidas como empréstimos.
6. Análise de equilíbrio
O ponto de equilíbrio ocorre quando as despesas e a receita se somam.
A projeção de renda de três anos permitirá que se faça essa análise. Talvez o negócio esteja tendo lucro ou prejuízo.
Para cada negócio viável, deve haver um período em que sua receita total excederá suas despesas gerais, incluindo juros.
Os investidores levam essa análise muito a sério, porque querem investir em um negócio de rápido crescimento com uma estratégia de saída, seguindo assim leva o negócio a um patamar mais seguro.
Seguindo aos finalmentes, depois de redigir as projeções financeiras, não a revisite uma vez por ano, procure monitorar e a ser um guia para acompanhar o progresso financeiro diário, semanal, mensal, trimestral, semestral e anual. Use-o como deve e reajuste de acordo com o crescimento do negócio. Um brinde ao crescimento do seu negócio.
A mais de 20 anos a Lucalsoft cria soluções de gestão comercial dos mais variados seguimentos, sistemas com funcionalidades que fornecem informações, métricas e indicadores do negócio a um clique, aproveite conheça uma solução específica para seu negócio e permita ultrapassar os limites. Confira!