O Código de Barras e sua importância
Idealizado no final dos anos 40, devido aos custos da época foi sendo estudado e desenvolvido a partir dos anos 50 e 60, porém, só a partir de 1970 é que o invento ganhou o impulso necessário para finalizar e e então ser concluído. No entanto vem sendo aplicado e aprimorado para novos e mais modernos tipos de códigos, a princípio especificamente para auxiliar no comércio e aumentar a velocidade no processo de verificação da entrada e saída de produtos, hoje é quase impossível vender produtos sem códigos de barras e, é encontrado na maioria das atividades comerciais, mais de 80% dos produtos têm seu código de barras definido.
Sua aplicação e utilização pode parecer complicada mas não é bem assim, o código de barras é bem simples, foi bem projetado e elaborado, consistindo e transformando a maneira como trabalhamos e vivemos há mais de 5 décadas.
Graças a esta invenção, podemos identificar um produto ou um ticket de viagem, de forma muito prática e rápida, e ainda, podendo proteger contra fraudes, rastrear e controlar a entrada e saída de produtos e pessoas ou verificar exames, por exemplo.
É um grande aliado na redução ou até mesmo na eliminação de erros, logo podem ser captados por leitores de código de barras, evitando erros humanos e permitindo a otimização de processos, diminuindo o tempo de atendimento e ainda, permite a leitura por humanos para que, em caso de problemas de leitura ou imperfeição, não seja impedido de prosseguir.
Sendo assim, foi e está sendo bem aceito pela sociedade, pois vem contribuindo e muito no cotidiano dos consumidores, tornando a compra muito mais efetiva e confortável, podendo tirar dúvidas de preços nos terminais de consulta e até obter detalhes dos produtos.
Consequentemente, com a agilidade das atividades, os custos também são bastante reduzidos. Portanto, é bem vantajoso aplicar código de barras nos produtos.
Há uma variedade de tipos. Por exemplo, o código EAN/GTIN, o QR code, ITF-14. cada com suas características e especificações para devida aplicação e forma de identificação específica.
Alguns Tipos de Código de Barras 1D e 2D e suas devidas Aplicações
Código GTIN-13 / EAN-13 são atribuídos á produtos e serviços, apoiando de forma eficiente também no PDV (Ponto de Venda) por sua facilidade e simplicidade. Como mencionado na descrição, este código possui 13 dígitos e portanto somente números.
Na imagem acima, é possível verificar algumas de suas particularidades definidas pelo órgão emissor e de controle central.
Muito mais conhecido como Intercalado 2 de 5, é utilizado muito em caixas de transporte de produtos em atacado, palete, mas é mais visto em boletos bancários, o tamanho do código varia de acordo com necessidade na aplicação.
No Brasil a FEBRABAN(Federação Brasileiro dos Bancos) adotou este modelo para o boleto bancário, neste caso, o tamanho é de 44 dígitos e mais dígitos verificadores, tornando-o longo.
Entre outras possibilidades, o setor de logística tem se beneficiado com este modelo, podendo ser impresso diretamente na embalagem permitindo maior controle, rastreabilidade e segurança dos produtos.
O código 128C, é o tipo escolhido pela Receita Federal do Brasil para automatizar documentos fiscais do tipo DANFE(Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), atribuído na geração da chave de acesso da nota fiscal eletrônica, porém seu uso não para por aí, vindo de longa data sendo aplicado também na cadeia de fornecimento, transporte de mercadorias e entrega postal.
Seu tamanho pode variar conforme a aplicação, podendo chegar a 128 caracteres permitindo o uso de números, letras e caracteres especiais.
Este é um tipo de código 2D, mais moderno e muito conhecido como QR-Code, utilizado para codificar texto ou dados em massa em apenas um código. Sua capacidade foi definida em até 1556 bytes, o que permitirá 2335 caracteres alfanuméricos (letras ou números). Frequentemente usado para Mobile-Tagging com telefones celulares. O código 2D traz revolução e facilidade aos processos de compra e venda. A capacidade de armazenar dados foi ampliada, ao mesmo tempo em que o espaço ocupado pelo código foi reduzido.
Com o código 2D, as empresas podem proporcionar uma experiência única aos consumidores, afinal, basta um aplicativo no celular para fazer a leitura do código e acessar uma grande variedade de informações.
Devido a sua capacidade de armazenar muitas informações, é muito aplicado em laudos e exames médicos, sendo possível confrontar as informações entre o laudo apresentado pelo paciente e o laudo do sistema e ainda, é uma ótima opção para ingressos e em ações de marketing como, cartão de visita, panfletos, cartazes e banners, fazendo com que o público interaja com o anúncio e com isso, gerando a partir de então, o engajamento com sua marca ou negócio.
Como você pôde verificar, os vários tipos de códigos existentes servem para situações específicas, que permitem melhorar a visibilidade, gestão dos processos e facilita nas operações internas do seu negócio, e contanto com um bom sistema de gestão comercial, pode-se atingir o objetivo maior que é, o foco em melhores resultados.